Moradores da região de Lavrinha reclamam dos problemas das estradas

Na localidade da Lavrinha, próximo à ponte do Cosme, muitos problemas são observados pelos moradores em relação às estradas. Rogério Augusto Puiati lembra que, desde as últimas chuvas, tem solicitado ajuda à Prefeitura, mas que nada foi feito em favor dos moradores até agora. 

“É uma situação delicada. Um tempo atrás, devido às chuvas, a ponte e a estrada cederam. A estrada teve uma queda de asfalto muito grave, fazendo com que a estrada ficasse intransitável. O trecho está muito perigoso porque a cada dia, dependendo da chuva, o asfalto cede fornecendo risco para a população que transita ali diariamente. Eu fui à Secretaria de Obras no ano passado e fiz um requerimento para o secretário vir conferir a situação da ponte, do morro e da estrada, mas até hoje nada foi feito”. 

A moradora Leda Viol também já foi muitas vezes à Secretaria de Obras em busca de ajuda para sua comunidade. “A situação está bem complicada desde janeiro. Devido às chuvas, a estrada de acesso à comunidade está interditada, por causa de uma erosão na entrada da comunidade, próximo à igreja de Santa Luzia. Houve uma forte enchente que passou por cima da ponte e a danificou já que é de madeira. Muitas vezes os produtores escoam as mercadorias com trator passando por estradas mais distantes, saindo, até mesmo, pela colônia ou pela Vila do Sargento. Lá, os caminhões de transportadoras se encontram com os produtores para pegar as mercadorias”.

Segundo Leda, pessoas idosas por medo de passar pela estrada tomada pela erosão e uma ponte em péssima situação, oferecendo risco aos moradores, estão deixando até mesmo de  ir a missas. “A estrada está interditada e não tem como passar com o carro sem correr risco. pelo menos é um caminho mais rápido até o centro de Barbacena, já que as outras estradas também estão em péssimas condições”. 

O Secretário de Obras da Prefeitura, através das redes sociais, confirmou que conseguiu uma verba Federal, através da Defesa Civil, para a construção de um gabião e que vai analisar a construção de um paliativo até o início da obra.