Moradores da comunidade dos Costas ficam ilhados por falta de escoamento da chuva

Devido às fortes chuvas e a falta de escoamento na comunidade dos Costas, margens da BR 040, os moradores se encontram em uma situação dramática. Eles estão ficando ilhados sem ter para onde ir. 

Eliane, moradora da comunidade, demonstra descontentamento e pede atenção urgente por parte da Secretaria de Obras. “Tivemos muito prejuízo. Duas casas foram invadidas pela água, a estrada está intransitável e a situação se repete todo mês quando chove. Pedimos aos responsáveis da prefeitura e da Defesa Civil para resolver este problema. Nós ficamos sem ter para onde ir e dependemos do apoio dos órgãos para ajudar a comunidade”, explica. 

Para quem mora às margens do Rio das Mortes a situação não é diferente. Rita, moradora de Ponte do Cosme, afirma que o nível da água do rio está aumentando muito. “Estamos preocupados porque o Rio das Mortes anda enchendo violentamente. Eu moro às margens e muita água vem enchendo o rio, mesmo sem chuvas. Estamos atentos, o rio já está ultrapassando o limite dele, possivelmente devido a uma tromba d’água na região”, completa.  

Entre os moradores das regiões a opinião é comum: os problemas são recorrentes e a cada ano que passa muitos perdem a esperança. 

Na manhã de hoje (24) o Secretário de Obras, Giovane Cristo esteve na comunidade dos Costas para conversar com os moradores e melhorar as rotas alternativas. Segundo ele, “Na comunidade encontramos um problema com uma ponte. Ela foi condenada pela Defesa Civil e diante disso, fizemos uma licitação para a construção de uma nova ponte. Entretanto, a licitação demorou um pouco e agora estamos aguardando o término do período chuvoso para iniciar a obra”, explica o secretário. 

A fim de viabilizar o acesso alternativo para a comunidade, o secretário afirma que busca soluções alternativas como o alargamento de uma das estradas, e afirma que os esforços serão concentrados na região para solução do problema e manter o abastecimento da população.