Em outubro Minas registrou 185.362 admissões e 164.035 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 21.327 postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.
Os números deste mês somam-se como décimo resultado positivo do estado, assim Minas já garantiu a criação de 300.660 vagas de emprego.
Todos os grandes setores de atividade econômica tiveram saldo positivo, destes o que mais contribuiu foi o setor de serviços com 13.231 vagas geradas, seguido por comércio (5.470) e construção civil (643). Outros setores como agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, que anteriormente tiveram saldo negativo, fecharam o mês com 23 novos postos de trabalho.
Apesar do saldo positivo, o resultado é inferior ao registrado em setembro (28.718) e em outubro de 2020 (39.646).
A redução não foi observada somente em Minas. Em São Paulo, primeira posição no ranking nacional de saldos de emprego desde fevereiro, também foi observada diminuição se comparado ao mês anterior. Enquanto em outubro foram abertas 76.952 novas vagas, em setembro esse número chegou a 84.887.
Segundo a diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidade de Trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Amanda Siqueira Carvalho, os dez meses consecutivos de saldo positivo na formação de empregos representa a recuperação da economia, principalmente pelos setores de serviço e de comércio, que foram muito atingidos no ano passado, devido À pandemia e as restrições das atividades.
Fonte: Agência Minas