Minas e Reino Unido firmam parceria inédita no Brasil para impulsionar desenvolvimento verde e investimentos

Nesta sexta-feira, dia 4 de dezembro, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o estado de Minas Gerais selou a parceria com o Reino Unido, com uma agenda de desenvolvimento verde rumo à 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), Minas é o primeiro Estado do Brasil a assinar acordo com o Reino Unido em torno de uma agenda, marcada para 2021 em Glasgow. 

Na presença do governador Romeu Zema e da embaixadora interina do Reino Unido no Brasil, Liz Davidson, Minas Gerais formalizou a intenção de promover o desenvolvimento econômico sustentável e de se engajar com a campanha global “Race to Zero”, que objetiva a neutralização de emissões e a descarbonização devido às mudanças climáticas mundiais.

Na avaliação da embaixadora Liz Davidson, Minas tem muito a ganhar com esse debate, inclusive com a geração de mais receitas e empregos. “Governos estaduais têm papel chave nisso e estão sendo convidados a participar da ‘corrida ao zero’ assumindo também esse compromisso. O Reino Unido quer reduzir em 68% a emissão até 2030. O Brasil tem enormes vantagens comparativas para se posicionar como uma economia verde. As medidas de baixo carbono resultariam em um aumento acumulado de R$ 2,8 trilhões em 2030, e 2 milhões de empregos a mais em 2030, principalmente no setor de indústria e serviços”, destacou.

Com o desdobramento do acordo, serão estabelecidas ações voltadas ao enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, bem como à transição energética e, a partir disso, elevar Minas Gerais a um Estado referência na temática no Brasil e apresentá-lo como tal na COP26.