O estado de Minas Gerais já aplicou quase 28,5 milhões de doses da vacina contra o coronavírus. O que resultou em 88% da população acima de 12 anos com pelo menos a primeira dose. Entre as pessoas dessa faixa etária, 64,14% já completaram o esquema vacinal.
Durante a reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, o secretário de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, enfatizou que apesar do índice alto a pandemia não acabou e quem ainda não se vacinou deve procurar um centro de saúde, para que assim diminua ainda mais o número de casos e mortes pelo vírus.
No estado, o número de casos nos últimos 14 dias apresentou uma queda de 36%. As internações também diminuíram 15,6%, assim como a ocupação de leitos UTI SUS Covid, atualmente com 20% de ocupação e as enfermarias chegaram a 5% de ocupação.
O médico afirma ainda que o que mais causa internações por síndrome respiratória aguda grave não é mais a covid.
Todo o estado está na onda verde, fase mais flexível do plano Minas Consciente, possibilitando a retomada das atividades em todo território mineiro de forma gradual e segura. Principalmente porque em todas as 14 macrorregiões do estado, o grau de risco de infecção está baixo.
Fonte: Agência Minas