“Marte Um”: filme mineiro pode ser indicado para o Oscar 2023

O filme “Marte Um”  foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2023 na categoria de melhor filme internacional. Os longas “A Mãe”, “A Viagem de Pedro”, “Carvão”, “Pacificado” e “Paloma” também estavam na disputa. Porém, o filme do diretor e roteirista mineiro Gabriel Martins foi o que conseguiu a vaga.

Filmada em BH e Contagem, a obra chegou aos cinemas do país em 25 de agosto. O filme foi premiado no festival da Serra Gaúcha como Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri. Para Gabriel Martins, além de ressaltar o cinema num lugar de sonho e imaginação, “Marte Um” fala de um sentimento raro nesses tempos atuais: a esperança.

O filme conta as relações de uma casa na periferia de Contagem (MG). A irmã, Eunice (Camilla Damião) quer morar com a namorada. O pai, o porteiro Wellington (Carlos Francisco) quer que seu filho se torne um jogador de futebol. Porém, o filho, Deivinho (Cícero Lucas), tem o sonho de se tornar astrofísico e participar de uma missão que irá colonizar Marte em 2030. A mãe, a diarista Tércia (Rejane Faria) sofre um colapso nervoso durante os problemas familiares.

Fonte: O Tempo e G1