Março Amarelo: mês pede atenção para doenças renais em pets

Definir cores aos meses para uma maior visibilidade de algumas doenças e condições é uma prática adotada para alertar tanto sobre a saúde humana quanto a saúde dos pets. Sendo assim, o mês de março ganhou a denominação de “Março Amarelo” a fim de informar e advertir quem tem cachorros e gatos sobre as doenças renais dos bichinhos.

O veterinário Carlos Moraes fala que as doenças renais são uma das principais causas de óbito de cães e bichanos acima dos 7 anos, atingindo cerca de 60% dos animais. 

Ainda que não tenha cura, com o diagnóstico precoce e tratamento, o animal pode ter uma melhora significativa.

As doenças renais atingem, sobretudo, os rins. “São entendidas como doenças renais todas as alterações na função renal que persistem por mais de 3 meses. Elas podem se manifestar de duas formas: aguda e crônica. Ambas trazem riscos graves à saúde dos nossos pets e devem ser detectadas o quanto antes”, alerta o veterinário.

As principais razões para que os animais de estimação tenham doenças desse tipo são: infecção, inflamação, parasitas, trauma, envenenamento, idade avançada, autoimunidade, doenças congênitas ou genéticas.

Para dificultar ainda mais o diagnóstico precoce, a doença muitas vezes se manifesta de forma silenciosa. Dito isto, não há sinal de que as coisas não estão indo bem.

Mesmo assim, é importante ficar atento caso o pet manifeste algum sintoma e, caso sim, o ideal é procurar um veterinário.

Possíveis sintomas: vontade frequente de fazer xixi; urina muito clara; sede excessiva (uma resposta ao líquido perdido); vômitos e diarreias.

Fonte: Alto Astral