Segundo levantamento do G1 e dados de Wesley Costa, pesquisador da Universidade Federal de Viçosa, 58% dos municípios brasileiros não registraram mortes por covid em setembro deste ano. O maior percentual desde maio de 2020.
Em relação às 2.484 cidades sem notificação em agosto, houve um aumento de 31,8% no último mês atingindo 3.274 cidades.
O levantamento aponta que a maior parte dos municípios possuem menos de 10 mil habitantes e que o Nordeste é a região que menos notificou mortes em setembro, representando 38% do total com 1.249 municípios sem mortes por coronavírus. O Sudeste representa 24% do total, com 789 cidades sem óbitos.
Além disso, a média diária de mortes por Covid-19 reduziu em 43% dos municípios ao comparar com o mês anterior. Ao todo foram 2.389 cidades brasileiras. E, 2.316 mantiveram a média no mesmo patamar.
Segundo Pedro Hallal, epidemiologista da Universidade Federal de Pelotas, a pandemia está chegando a uma nova etapa. Com o avanço da vacinação, a ideia é evitar a variante Delta para, assim, caminhar até o fim da pandemia mais rapidamente.
A vacinação rápida permite ver os efeitos da capacidade de proteção. Em municípios menores é mais fácil abranger os grupos, por isso os resultados. Nas grandes metrópoles é possível que demore mais um pouco, principalmente pela quantidade de pessoas, segundo o infectologista Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Mesmo caminhando mais lentamente, já é possível observar mudanças. A cidade de São Paulo chegou a 38 mortes como média diária na última terça-feira (5), número bastante inferior ao número registrado no pico da pandemia, em abril, de 252 mortes.
Fonte: G1