Nesta sexta-feira (15), a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena emitiu um comunicado informando sobre a necessidade de suspensão temporária dos serviços em UTI Neonatal e Pediátrica. O motivo, segundo a instituição, é a falta de médicos pediatras. A medida é de caráter emergencial e visa garantir a segurança dos pacientes, destinada a proteger os neonatos que dependem de cuidados intensivos.
A Santa Casa afirmou ainda que está buscando soluções para restabelecer plenamente os serviços. Segundo a direção da instituição, a prioridade sempre foi a qualidade e segurança dos serviços prestados aos pacientes. Ainda segundo o comunicado, a escassez de profissionais médicos na especialidade de pediatria e neonatologia é um desafio que a Santa Casa tem enfrentado no Complexo Materno Infantil, assim como em muitos hospitais em todo o país.
A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena conta com o apoio e compreensão da comunidade e das autoridades locais. Profissionais de saúde, familiares e membros da sociedade têm se mobilizado para ajudar na busca de soluções.
UTI Neonatal
A UTI Neonatal desempenha um papel fundamental no Hospital, prestando cuidados especializados a recém-nascidos prematuros e bebês com patologias médicas complexas.