Juiz de Fora e Barbacena recebem 4ª fase da pesquisa feita pelo Ibope sobre a Covid-19

Parceria entre instituto de pesquisa e Universidade Federal de Pelotas ocorre simultaneamente em 133 cidades brasileiras para verificar o avanço do novo coronavírus

Juiz de Fora e Barbacena recebem, entre quinta-feira (27) e domingo (31), a quarta fase da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) para mapear a incidência da Covid-19 no país.

O trabalho é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPeL) e foi financiado pelo Ministério da Saúde nas três primeiras etapas. Nesta fase, o financiamento é feito pelo programa “Todos pela Saúde”. O objetivo é ajudar a identificar o número de pessoas que têm anticorpos para o vírus em 133 municípios do país.

A pesquisa foi aprovada pelo Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e segue todos os trâmites éticos correspondentes. A primeira fase ocorreu em maio e a segunda e terceira etapas foram em junho.

Quarta fase

A diretora de comunicação do Ibope, Patrícia Pavanelli, informou que esta quarta fase servirá para atualizar o conhecimento sobre o comportamento do vírus no Brasil.

“Nas três primeiras fases, conseguimos observar resultados muito importantes. Entre a primeira e a segunda fase, a pesquisa demonstrou uma disparidade entre os casos oficiais e o número real de possíveis contaminados ou que já tenham desenvolvido anticorpos para a doença. Para cada um caso oficial, a projeção é que cada seis pessoas teriam desenvolvido anticorpos.” afirmou a diretora.

A Universidade de Pelotas explicou que as pessoas serão entrevistadas e testadas em casa, por meio de um sorteio aleatório, por agentes do Ibope Inteligência, que devem estar uniformizados e com crachá de identificação.

Os agentes da pesquisa coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Após, o resultado será fornecido ao entrevistado e, no caso de resultado positivo, todos os demais moradores do domicílio serão testados.

O Ibope também explicou que as equipes passam por teste rápido de Covid-19 para garantir que todos que estão indo a campo não estão infectados. Todos os casos positivos na pesquisa são notificados para a Vigilância Sanitária.