Juiz de Fora decreta lockdown a partir desta segunda-feira (08)

A prefeita Margarida Salomão anunciou em coletiva extraordinária realizada na manhã deste domingo (07) a adoção de lockdown em todo o município. A medida, inicialmente, terá a duração de uma semana. O decreto passa a valer a partir das 0h desta segunda-feira (08) e valerá até o próximo domingo (14).

Todas as atividades públicas do município serão fechadas e a circulação será limitada. O funcionamento autorizado será apenas de supermercados, padarias, setor veterinário e farmácias. As instituições financeiras funcionarão com horário normal, afim de evitar aglomerações e filas.

Nenhuma pessoa poderá transitar a pé nos ônibus, a menos em casos extraordinários. Os horários de ônibus continuam os mesmos, funcionando normalmente. Os leitos de UTI do SUS no município já encontravam-se lotados, com taxa de 100% de ocupação.

“A situação se agravou tanto neste momento que estou sendo obrigada a tomar medidas extremas. É tao grave que estamos começando a ter uma exaustão de sistemas vulneráveis de saúde (fazendo referência às UTIs).”, afirmou a prefeita. “Toda a fiscalização será muito rigorosa.”

Segundo a prefeita, a campanha de vacinação prosseguirá normalmente. Confira abaixo o áudio da prefeita explicando mais sobre o lockdown.

Semana promete ser de restrições drásticas para conter Covid-19 no Estado

A próxima semana será marcada por decisões drásticas em Minas Gerais para buscar conter a proliferação do Covid-19 nas cidades mineiras.

O Governo de Minas Gerais anunciou ontem, sábado (06) que a macrorregião Triângulo do Sul e Norte de Minas também foram inseridas na Onda Roxa do programa estadual Minas Consciente. A medida anunciada pelo Estado tem a duração inicial de 15 dias.

Onda Roxa é impositiva às cidades, mesmo que não tenham aderido ao Minas Consciente e contempla medidas mais severas, como restrição de circulação e funcionamento apenas de atividades essenciais. As macrorregiões Triângulo do Norte e Noroeste de Minas foram incluídas na nova onda na última quarta-feira (03) e são obrigadas a seguir as regas estaduais a partir deste sábado. Uma das principais cidade é Uberlândia, que tem a situação mais crítica do estado.

Outras regiões já tomaram medidas nesse sentido objetivando manter as pessoas em casa. Em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou na última sexta-feira (5) um novo fechamento do comércio. A medida já está em vigor desde ontem (6) e apenas os serviços essenciais podem funcionar. “Eu fui tomado por otimismo enganoso e perigoso. Voltamos à estaca zero”, disse o prefeito.

Em Barbacena, os leitos de UTI estão com mais de 50% de ocupação. Na cidade já são 3.742 casos confirmados e 87 óbitos desde o início da pandemia. Além disso, de pessoas de cidades da região que procuraram atendimento no município, 236 foram confirmadas com a doença e 61 faleceram.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado neste domingo (07), em Minas Gerais já são 922.573 casos confirmados e 19.523 óbitos por Covid-19. Somente nas últimas 24 horas foram registrados 6 mil novos casos de coronavírus e 164 mortes.

Com informações do G1 e RCWTV.