O programa “Nossas Ilhas Vivas” tem como objetivo revitalizar cerca de 30 áreas afastadas e com poucos habitantes. O Governo da Irlanda disse que quem se dispuser a se mudar para uma dessas ilhas receberá até € 84.000 euros, cerca de R$ 440 mil reais.
Entre as ilhas da lista se encontram Arranmore, que fica no condado de Donegal e possui belíssimos penhascos de 45 metros compondo a paisagem, a Ilha de Clare, localizada em Mayo e famosa por suas praias de areia e trilhas para os aventureiros, a Ilha de Beré conhecida por atrair ciclistas, observadores de pássaros e os apaixonados por plantas, e Inis Mór, que foi cenário do filme indicado ao Oscar “Os Banshees de Inisherin”.
A maioria desses lugares são inacessíveis por pontes e outros como a Ilha de Clare são pequenos ao ponto de haver somente 150 habitantes.
O governo quer criar comunidades mais prósperas e que ultrapassem gerações, tornando as ilhas mais atraentes e tenham uma economia rentável com oportunidades para os residentes.
Além da Irlanda, a Itália também possui um plano similar para aumentar o número populacional de algumas regiões como Calábria e Santo Stefano di Sessanio.
Com informações de Forbes