No dia 5 de janeiro de 2020, há exatos dois anos, Barbacena se despediu de Bonifácio Andrada, o Andradinha. Aos 90 anos, Andradinha foi vítima de complicações decorrentes da Covid-19.
Bonifácio Andrada sempre foi atuante na política, tendo sido Deputado Federal por 40 anos. A última legislatura terminou em janeiro de 2019. Andradinha foi o político que ficou mais tempo em exercício no país. Foram 15 mandatos eletivos e 60 anos de atividade parlamentar.
No dia seguinte ao seu falecimento, centenas de mensagens de todos os cantos do País chegaram à família. Nas rádios 93 e Correio da Serra, dezenas dessas vozes rememoram a importância de Andradinha para Barbacena, Minas Gerais e para o Brasil, como sua participação na Assembleia Constituinte de 1987.
Bonifácio Andrada era casado com Amália e pai de oito filhos: José Bonifácio, Maria Angélica, Doorgal Antônio Carlos, Vera, Martim, Lafayette e Fábio. Os filhos seguiram os passos do pai. Seja na política, na educação ou no envolvimento com o social.
Bonifácio era advogado, jornalista, cientista político, doutor em direito público, professor universitário e político. Andradina foi Reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), instituição que criou há 57 anos, além de presidente da Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada (Funjobe) – entidade mantenedora da Faculdade de Medicina de Barbacena também criada por ele, e Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.
Homem de muitas qualidades, deixou seu legado marcado na vida de todos que com ele conviveram. A família, unida, segue seus passos e ensinamentos. Os amigos, funcionários e ex-alunos seguem admirando-o e a sociedade segue o respeitando.
Nesta quinta-feira, dia 05 de janeiro, será celebrada uma missa pela alma de Bonifácio. A missa será às 18h, na Capela de Santo Antonio, na Santa Casa de Misericórdia.