Já está em pleno andamento, a segunda fase das obras de revitalização da Estação Ferroviária de Barbacena, bem tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Barbacena (COMPHA) e um dos imóveis mais importantes do estilo ferroviário na zona da mata mineira.
Os trabalhos da primeira fase tiveram início com o grupo Rotunda, que recuperou parte das instalações na plataforma e realizou várias atividades culturais no local nos últimos anos. Posteriormente, no ano passado, após ação do Ministério Público, a Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) financiou e acompanhou as obras de recuperação do torreão e do telhado da parte central, ponto em que as infiltrações eram maiores.
Depois da recuperação do Torreão, agora a obra está recuperando as fachadas do imóvel, iniciando pela fachada frontal. Os recursos desta fase também são oriundos da Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) com a mão-de-obra da Prefeitura Municipal de Barbacena, que tem uma equipe permanente no local.
Várias entidades participam do projeto: Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA), Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), Rotunda, Ministério Público (3 ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barbacena) e Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico (COMPHA).
A terceira etapa, última fase do projeto, vai se ocupar do interior do imóvel, com pintura e pequenos reparos, como também da recomposição da parte hidráulica e elétrica. “Teremos que realizar uma ampla campanha para arrecadar recursos para esta última fase, a que vai deixar o prédio central em condições de uso”, disse Sérgio Ayres, arquiteto, um dos voluntários responsáveis pela revitalização, membro da ARPA e do COMPHA.
Ele ainda revela que “a união entre o poder público e a sociedade é a responsável pelos trabalhos de recuperação do imóvel e valorização da memória ferroviária de nossa região”.
O começo
A estação ferroviária original foi inaugurada em 27 de junho de 1880, sob a administração do Eng. Herculano Veloso Ferreira Pena, tendo sido demolida quando, em 15/11/1931, foi inaugurada a atual estação, construída pela firma Dolabela, Portela & Cia.
Daqui saía, desde 1910, um dos entroncamentos da linha do Paraopeba, da antiga E. F. Oeste de Minas, que, embora até 1931 possuísse sua própria estação, a partir daí passou a dividir a nova estação da Central. Esse ramal tinha a bitola de 0,76 m e parte dele encontra-se em operação até hoje, entre Tiradentes e São João D’El Rey, para fins turísticos. Parou de funcionar (a partir de Barbacena) em 1966.
Os trens de passageiros da RFFSA não passam por Barbacena desde o fim do lendário Vera Cruz, em 1991.