A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vinculada ao Ministério da Economia, desenvolveu um aplicativo para avaliação de políticas públicas.
Chamado Bora, um acrônimo para Base Online de Relacionamento para Avaliação, ele foi lançado pelo Governo Federal durante a Semana de Inovação organizada pela autarquia entre os dias 8 e 10 de agosto. O app tem como objetivo principal funcionar como encontro entre pesquisadores na área de políticas públicas e gestores municipais, estaduais e federais.
Em caso de “match”, ou seja, ambos demonstram interesse, as pessoas podem trocar contatos e colaborar em projetos.
Pedro Masson, que durante a elaboração do aplicativo estava como coordenador-geral em ciência de dados da Enap, afirma que “Às vezes falta um pouco de visibilidade, o pesquisador não consegue ver quais são os projetos de políticas públicas que precisam de avaliação.”
O coordenador explica que o aplicativo não possui um chat e a interação deve continuar fora do aplicativo, além de apresentar um exemplo para entendimento dos objetivos. Em uma situação hipotética, um gestor interessado em saber a situação contra a Covid no país pode buscar um pesquisador na área da Saúde no aplicativo.
Fonte: Diário do Comércio