Furto de gado aumenta quase 15% no primeiro semestre em Minas

Nos últimos dias, dois casos registrados na Região Metropolitana de Belo Horizonte chamaram a atenção para um tipo de crime que tem crescido: o furto de gado. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça de Minas Gerais (Sejusp), neste primeiro semestre, houve alta de quase 15% no furto de rebanho bovino no estado.

Um desses casos recentes envolve a vaca Anastácia, levada de uma fazenda em Ribeirão das Neves. Para tentar encontrar o animal, que tem até perfil nas redes sociais, a veterinária Mariana Dias fez um apelo na internet e oferece, inclusive, recompensa. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Já na sexta-feira (2), dois homens foram presos em Betim por suspeita desse tipo de crime. Segundo a Polícia Militar (PM), a vaca furtada estava prenha, e a dupla confessou que abateu o animal para vender a carne.

Segundo a Sejusp, de janeiro a junho de 2021, Minas Gerais registrou 770 ocorrências de furto de rebanho bovino.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve 670 ocorrências, o crescimento foi de quase 14,92%. Já em relação aos primeiros seis meses de 2019, a alta foi ainda maior: cerca de 34,61%.

Em todo o ano de 2020, Minas Gerais registrou 1.360 furtos de gado, 105 registros a mais do que em 2019.

Fonte: G1