Foram encontradas as fontes de césio-137 furtadas em Nazareno

No final do mês passado, a mineradora AMG Brasil divulgou que duas fontes de césio-137 haviam sido possivelmente furtadas de sua unidade em Nazareno. O material, que é radioativo, estava desaparecido desde 29 de junho, mas foi encontrado em uma empresa de sucata de São Paulo.

Ontem (10), funcionários da empresa notificaram a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), que enviou técnicos para o local. Agora, as fontes serão levadas para o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), e passarão por avaliações quanto à integridade, taxas de dose e condições de uso, dentre outras finalidades.

Quando informada do possível furto, a Cnen enviou técnicos que realizaram vistorias e medições na mineradora e em outras dez áreas suspeitas indicadas pela Secretaria de Meio Ambiente do município de Nazareno e também na planta 2 da Mineradora AMG Brasil, mas nenhum material radioativo havia sido encontrado.

A mineradora informou que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Além disso, a AMG já comunicou comunicou à Polícia Civil em Nazareno a recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados.

Com informações da Agência Brasil