Fogo já consumiu mais de 800 hectares de vegetação na Serra de São José

Militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) tentam controlar um incêndio que atinge a Serra de São José há três dias, em Prados, na Região Central de Minas Gerais. O fogo começou no domingo (5), na zona rural da cidade, e se espalhou rapidamente até a área de preservação ambiental.

Segundo a corporação, os focos reapareceram na última segunda-feira (6) e estima-se que uma área de 800 hectares já foi destruída. 

Apesar dos esforços de militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas do IEF no combate ao incêndio de grandes proporções que atinge a Serra de São José, não foi possível eliminar todos os focos nesta quarta-feira. Cerca de 25 Bombeiros, 33 Brigadistas, além de quatro aviões e um helicóptero estiveram empenhados no combate às chamas desde as primeiras horas da manhã até o anoitecer. 

De acordo com o Tenente Guimarães, Comandante do Segundo Pelotão de Bombeiros de São João del Rei, “Apesar do empenho do máximo de efetivo e recursos possíveis, as chamas são muito fortes e a vegetação muito densa. Por isso, o fogo ainda atinge a região da Serra.”

Sobre a previsão para o encerramento dos trabalhos, Guimarães afirma que “Esperamos conseguir eliminar as chamas o quanto antes. Os trabalhos a serem realizados na manhã desta quinta (09) serão fundamentais. Nosso pessoal irá atuar ao lado dos brigadistas incansavelmente até que o incêndio seja totalmente extinto”. De acordo com último levantamento feito na noite de ontem (08), a área atingida já passa dos 800 hectares.

O militar não descarta a necessidade de mais apoio para controlar o fogo. “Combates a incêndios desta natureza são realizados apenas durante o dia, quando há condições seguras para os trabalhos. Com um efetivo maior e apoio de aeronaves, o controle das chamas se torna mais viável, mas é possível que esta situação ainda se estenda pelo restante da semana”, finalizou 

Fonte: Corpo de Bombeiros