O Festival Artes Vertentes de Tiradentes começa hoje (25) e vai contar com uma programação especial para seu aniversário de 10 anos. Com diversas linguagens artísticas, como música, literatura, cinema, artes visuais e artes cênicas, o festival reúne, nesta edição, artistas nacionais e estrangeiros em diversas exposições e concertos sobre o tema “água”, já trabalhado em 2020.
Um recital com os pianistas Cristian Budu e Gustavo Carvalho, às 19h30, na Igreja São João Evangelista, marca a abertura do evento, que será realizado em dois períodos: entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro, e do dia 10 a 20 de fevereiro de 2022. Ainda nesta quinta, será inaugurada a exposição “Brasil, Hy-Brasil”, do artista visual Eduardo Hargreaves, no Centro Cultural da cidade histórica.
Até dezembro, Tiradentes também recebe quatro residências artísticas: os ilustradores Marilda Castanha e Nelson Cruz, a ceramista francesa Mari Mael e o artista visual capixaba Rick Rodrigues. A segunda parte do festival, em fevereiro do ano que vem, tem a presença confirmada do fotógrafo cubano Nelson Ramirez de Arellano, o poeta Guilherme Gontijo Flores, o pianista russo Jacob Katsnelson e a soprano Eliane Coelho.
Desde 2012, o Festival Artes Vertentes apresenta uma programação artística que estimula, por meio da arte, reflexões sobre temas de relevância para a sociedade contemporânea. Anualmente, o Artes Vertentes também celebra artistas e personalidades de relevância para a história brasileira. Neste ano, serão homenageados Bárbara Freitag e Sérgio Paulo Rouanet.
Ao todo, cerca de 250 artistas de 33 países já passaram por edições anteriores. Com a retomada das atividades presenciais, segundo os organizadores, serão seguidos todos os protocolos de combate à Covid-19, como a obrigatoriedade do uso de máscara e o distanciamento de 1,5 metros nos lugares fechados. A programação completa pode ser conferida no site https://www.artesvertentes.com/programação-2021.
Fonte: G1