A primeira festa católica de Barbacena em honra a São Sebastião terminou no último final de semana e foi marcada por diversos eventos. Entre estes momentos podemos destacar a missa pelos enfermos, a recitação da novena todos os dias, a presença de vários padres e de milhares de pessoas devotas a São Sebastião além de movimento de barraquinhas, leilões e shows musicais.
Ruas, praças, avenidas e várias casas foram enfeitadas com balões vermelhos e brancos para receber a procissão com a imagem do santo. Em seguida, ocorreu uma missa solene, presidida pelo arcebispo de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, que falou da importância de São Sebastião para a Igreja Católica e deixou uma saudação especial aos barbacenenses.
“Quero dar uma grande bênção nesse momento em que celebramos São Sebastião, mártir de Jesus Cristo, soldado que deu a vida para defender a fé. Há quase 2 mil anos a sua memória é lembrada, sua figura é venerada e a sua pessoa é louvada por todos os cristãos. Que São Sebastião interceda junto a Deus por nós, nos dê perseverança na fé e nos dê coragem para enfrentar todas guerras e as pestes que por acaso aparecerem”, disse o religioso.