Missas, confissões, terços, movimento de barraquinhas, shows e intensa participação dos devotos de São Pedro e São Paulo fazem parte da festa em honra aos dois evangelistas que tem início hoje (23) e segue até o dia 2 de julho em Barbacena. O pároco da paróquia de São Pedro e São Paulo, Padre Apolo Guerra, convida os fiéis a participarem da festa tradicional na igreja católica.
Além do convite, o sacerdote explica a importância dos dois santos para a igreja. “Os dois são grandes discípulos de Jesus. São Pedro foi o primeiro a ser chamado por Jesus e teve uma grande missão, um bonito testemunho. São Paulo foi um dos maiores evangelizadores que conhecemos. Passando por diversas comunidades, ajudou na divulgação do Santo evangelho”, conta o padre.
A novena de preparação teve início com o terço de preparação da divina misericórdia, seguido de celebração de missa. Segundo o pároco “as celebrações, às 19h, acontecerão todos os dias e, aos domingos, teremos celebrações às 8h. Teremos também o momento de louvor e agradecimento à Deus neste domingo, às 14h”.
O dia maior da festividade será celebrado no dia 2 de julho. “Iniciaremos as festividades às 8h com celebração eucarística, às 12h30 teremos leilões de bezerros, porcos e aves. Às 17h teremos a procissão seguida da Corporação Musical Nossa Senhora das Mercês e, às 19h, teremos a celebração eucarística de encerramento”, segundo o pároco.
O Padre Apolo convida ainda às pessoas a enfeitarem as ruas para a procissão. “É o momento de agradecer esses dois santos que muito tem nos colaborado para nossa fé também. Então esperamos que muitos participem e convidem outras comunidades a participarem conosco”, completa.
O tema das festividades este ano será “Vocação, Graça e Missão” e, neste ano das votações, “é muito importante celebrar a vocação de cada leigo, cada consagrado e de cada ordenando refletindo sobre este tema”, diz o sacerdote.
As barraquinhas, que acontecerão todos os dias, contam com shows em que se apresentarão: DJ Juruna, Wagner e Osmar, Claudinho e Nilo, Nando dos Teclados, Adylson Moreno, Renato Valério e Ana Gouveia.