Uma mulher de 37 anos recebeu atendimento médico na última quarta-feira (13) após ser picada por um escorpião que estava na fronha de um travesseiro. O caso foi registrado no Conjunto Habitacional Risoleta Neves, em São João del-Rei.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o escorpião atingiu um dos dedos da mão direita da mulher e foi morto por moradores do local. A mulher estava se queixando de fortes dores na mão, que estava bastante inchada, conforme os militares.
A mulher foi encaminhada para uma Unidade de Pronto-Atendimento do município de São João del-Rei. Segundo o Cabo Giovani, do Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, a situação não foi grave. “O veneno da picada dos escorpiões que vivem próximos a nossa região, normalmente, não tem potencial suficiente para matar um adulto. Causa muita dor, porém, não é fatal”, explica.
O cabo Giovani alertou que, nesses casos, é necessário ficar atento às crianças, pessoas com alguma deficiência e até mesmo pessoas com reações alérgicas. “Mas em qualquer situação, o ideal é encaminhar a pessoa diretamente para um hospital”, explica.
Ele alerta ainda que alguns locais são mais propícios a terem infestação de escorpiões, como os locais próximos a matas e regiões de serras. A orientação para as pessoas que moram em locais com essas características é observar sempre os cantos dos móveis, colchões, roupas e sapatos.
“As pessoas devem sempre fazer a limpeza do terreno. O ideal é não deixar acumular entulho e madeira. Alguns animais como o próprio escorpião e a cobra se beneficiam nesse tipo de ambiente”, explica o militar.
Pessoas que perceberam alguma infestação de escorpião devem acionar algum órgão sanitário ou também os bombeiros através do 193.