Escolas de Barbacena superam metas do IDEB

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou nesta terça-feira (15/09), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019. O índice que avalia as séries finais de cada curso, apresentou os resultados observados em relação às metas projetadas para o IDEB 2019 em escolas das redes públicas federal, estadual e municipal além de escolas da rede privada. 

De forma geral o município de Barbacena atingiu a meta projetada para o desenvolvimento da Educação Básicas na 4ª e 5ª séries do 1º grau e no 3º ano do ensino médio. Para a 8ª e 9ª séries o município não atingiu a meta projetada para 2019.

Para a 4ª e 5ª séries, o destaque ficou para:  Colégio Tiradentes da PMMG com IDEB 7,9, a Escola Estadual Adelaide Bias Fortes (7,8) e a Escola Estadual Henrique Diniz (7,0). Também alcançaram a meta projetada do IDEB as escolas estaduais Alberto Vieira e Dr. Theobaldo Tollendal.

Em relação ao 3º ano do ensino médio, ultrapassaram as metas projetadas do IDEB as escolas Amílcar Savassi e Gabriela Ribeiro de Andrada. Das 20 escolas da rede municipal de ensino de Barbacena, 10 delas ultrapassaram as metas projetadas do IDEB de 2019, com destaque para a Escola Municipal Alberto Correa e Padre Sinfrônio de Castro, que atingiram o IDEB de 7,2 e 7,0 respectivamente.

As escolas municipais Dr. Martim Paolucci, Embaixador Martim Francisco, Higino José Ferreira, José Felipe Sad, José Moreira dos Santos, Tony Marcos de Andrade, Ines Piacesi e Sebastião Francisco do Vale também alcançaram os índices projetados para 2019, no período de 4ª e 5ª séries. Nas 8ª e 9ª séries, conseguiram ultrapassar as metas do IDEB foram as escolas municipais Camilo Gomes de Araújo e Crispim Jacques Bias Fortes.