Escolas de Barbacena se destacam em programa Jovens Mineiros Sustentáveis

Três escolas de Barbacena se destacaram no programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) e foram premiadas pelo Governo de Minas, nesta terça-feira (10). A homenagem é concedida às escolas que se destacaram em um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária. A cerimônia, realizada na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em Belo Horizonte, reconheceu 10 instituições municipais e três unidades do Colégio Tiradentes, que obtiveram o melhor desempenho na execução das atividades durante este ano.

A proposta do JMS é capacitar educadores, ao disponibilizar cursos sobre educação ambiental, além de formar alunos do 5º ano do ensino fundamental em diversas áreas sobre o tema, como consumo consciente de água e energia, cidadania, educação humanitária para bem-estar dos animais domésticos e silvestres, entre outros. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com as prefeituras municipais e com o Comando-Geral do Colégio Tiradentes.

As unidades de ensino premiadas precisaram cumprir alguns critérios, como o desenvolvimento de 100% das atividades obrigatórias, sem qualquer inconsistência, com cada atividade valendo uma determinada pontuação. Também foram levadas em conta a avaliação de gestores da Semad e a realização de ações extras e facultativas por parte das instituições.

Como as unidades do Colégio Tiradentes ingressaram no programa no 2º semestre de 2024, a premiação deste ano foi dividida em duas categorias: as instituições de ensino geridas pela PMMG e as prefeituras municipais.

Entre as unidades do Colégio Tiradentes, a que mais se destacou foi a de Vespasiano, seguida das de Barbacena e Patos de Minas. Na categoria Prefeituras Municipais, a unidade que mais se destacou no JMS foi a E. M. Professor Paulo José Andery, localizada em Bueno Brandão, seguida, pelas instituições de Barbacena E. M. “Jovelino Jacinto Furtado” e E. M. “Alberto Corrêa”.

Além das escolas, gestores indicados para acompanhamento e coordenação do programa também foram premiados. Em Barbacena o destaque foi para a gestora Nilda Moreira de Paiva.

Imagem: Rodrigo Lozasso