Entrevista com Moisa Tonussi, especialista em harmonização facial – Débora Marcier

1- O que é necessário para se tornar um especialista em Harmonização Orofacial?

R: Para se tornar um especialista em harmonização orofacial é necessário que o profissional da Odontologia passe por um curso de 18/24 meses , que une teoria e prática. Neste curso o profissional vai adquirir conhecimentos mais apurados para atuar na área. O conteúdo didático do curso é muito amplo, desde anatomia aplicada, materiais utilizados e técnicas. Assim o especialista em harmonização está qualificado com excelência para os atendimentos nesta área.

2- Qual é a importância dessa especialidade na vida dos pacientes?

R: A beleza é um assunto controverso, principalmente porque envolve muitas influências conceituais: família, sociedade, cultura, época, condições socioeconômicas e etc. Hoje existe uma busca muito grande de aceitação social. Uma pessoa insatisfeita com seu lado de fora, principalmente o rosto, pode acarretar uma série de particularidades afetadas, mas principalmente a autoestima. Assim a harmonização orofacial trabalha não só a estética mas a saúde geral do paciente, qualidade de vida , socialização e a autoestima. E o mais importante é permitir que a pessoa fique bem com ela mesma.

3- Como é a carreira de trabalho na Harmonização Facial?

R: Trabalhar com a harmonização orofacial é uma grande responsabilidade pois podem tanto ajudar quanto prejudicar o paciente. Se todo procedimento correr bem , sem intercorrências ainda há a possibilidade de frustrar a expectativa do ser humano que nos procurou para se sentir e se ver melhor. No entanto, é muito gratificante quando conseguimos com nosso trabalho restaurar autoestima, confiança e felicidade.