A permissão de empréstimo de pequeno valor a microempreendedores formais e informais, o microcrédito que normalmente é sem acesso ao sistema financeiro tradicional. Ele é um tipo de crédito que abrange o fornecimento de empréstimos e outros serviços financeiros especializados para empresas que buscam financiamento de pequeno valor, geralmente até R$ 20 mil.
O Sebrae diz que “a simplicidade de acesso e o baixo valor de cada operação são características que tornam o microcrédito uma excelente opção de captação de recursos de terceiros pelos micro empreendedores individuais”.
Os agentes de crédito vão até o local onde o trabalhador exerce uma atividade produtiva para avaliar as necessidades e as condições de seu atendimento, bem como as condições de pagamento.
“Esse profissional passa a acompanhar a evolução do negócio e a fornecer orientação se necessário. Os recursos do microcrédito produtivo orientado se destinam sempre a financiar capital de giro e investimentos produtivos fixos, como obras civis, a compra de máquinas e equipamentos novos e usados, compra de insumos e materiais, entre outros”, diz o Sebrae.
Como solicitar um empréstimo
De acordo com a lei que instituiu o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, as entidades autorizadas a operacionalizar linhas de microcrédito são:
- Caixa Econômica Federal;
- BNDES; bancos comerciais;
- bancos de desenvolvimento;
- bancos múltiplos com carteira comercial; cooperativas centrais ou singulares de crédito;
- agências de fomento; a sociedade de crédito ao microempreendedor e à empresa de pequeno porte;
- organizações da sociedade civil de interesse público.