A Transportadora JVE emitiu uma nota de esclarecimento sobre o derramamento de 2 mil litros de leite no rio Xopotó, ocorrido no último sábado (26), em Desterro do Melo. De acordo com a empresa, o leite não estava estragado e foi “de imediato descartada a possibilidade de descarte irregular de resíduos impróprios. Amostras foram colhidas e análises constataram a boa condição do leite”.
A empresa lembrou ainda que o tanque, disponibilizado pela Emater, era utilizado para suporte logístico na escoação da produção de leite do município e que está sendo feita uma investigação policial sobre as circunstâncias e responsabilidades do ocorrido. Na nota, a Transportadora JVE pede desculpas pelo ocorrido e reitera seu compromisso “com a natureza e o meio ambiente, de modo que todos os danos ocasionados serão integralmente reparados”.
Na última segunda-feira (28), a Polícia Militar do Meio Ambiente informou que o leite, por si só, não é um agente poluidor e que não havia sido observada a mortandade de peixes no local. Além disso, a polícia destacou que a água do rio já havia retornado à coloração habitual.