Em Barbacena, candidatos investiram menos em redes sociais nas eleições deste ano

Cerca de R$ 92 mil foram gastos em Barbacena com impulsionamento de conteúdos digitais nas Eleições 2024, de acordo com dados disponibilizados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número é cerca de 103% menor que os valores empreendidos no mesmo tipo de serviço no pleito de 2020, quando foram gastos cerca de R$ 187 mil.

 

Os dados apontam que somente para o Facebook Serviços Online foram destinados cerca de R$ 46.086,58 centavos durante a campanha deste ano. Já em 2020, a mesma plataforma havia recebido cerca de R$ 55.822,00 em pagamentos de publicidade no período eleitoral.

 

Os números em investimentos em redes sociais durante as eleições em Barbacena foram na contramão do cenário de Minas Gerais, onde os valores quase triplicaram em relação às eleições municipais de quatro anos atrás. No pleito deste ano, foram destinados cerca de R$ 27 milhões apenas em impulsionamento de conteúdo, um salto em relação aos R$ 10 milhões investidos em 2020, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados até 13 de novembro. Os números estão em atualização por causa dos processos de prestação de contas.

Os maiores gastos realizados na campanha de 2024 na cidade, de um modo geral, estão ligados à publicidade por meio de materiais impressos, somando R$ 572 mil, valor próximo aos cerca de R$ 583 mil de 2020. Ao todo, o pleito deste ano em Barbacena movimentou cerca de R$2.709796,09 em despesas pagas, sendo 61% deste valor oriundo de recursos públicos, que engloba as despesas pagas com o Fundo Partidário e o Fundo Especial de Financiamento de Campanha; e 38,21% realizado com recursos privados, ou seja, originados de pessoas físicas e os recursos próprios de candidatos.