Em alguns locais da cidade de Barbacena a falta de água é um motivo de preocupação para os moradores. O diretor do SAS, Daniel Salgarello deu algumas explicações sobre os motivos da falta de água na cidade.
Daniel afirmou que a falta de água se deve a uma grande estiagem, já são 70 dias sem chuva na cidade. Ele também afirma que isso afeta diretamente as captações de água.
O diretor ainda diz, que uma das fontes de captação de água da cidade, localizada na BR-040, está com níveis muito baixos “e a gente tem que desligar às vezes as bombas durante o dia e afeta um pouco as partes mais altas da cidade”.
“São poucas ruas que estão com problema de falta de água, então a gente dá o suporte com o caminhão pipa e estamos controlando o abastecimento geral da cidade, para não afetar tanto a parte mais alta”, disse Salgarello.
O SAS pede à população que mora nas partes baixas de Barbacena, que recebe mais quantidade de água em suas casas, seja solidária e controle o consumo. Assim, vai sobrar um pouco mais de água para as pessoas que moram na parte alta da cidade.
O diretor do SAS ainda afirma que uma das ações da autarquia é aumentar a captação de água no Rio das Mortes, e consequentemente aumentar a produção de água. “Hoje a gente produz 18 milhões de litros diariamente e com mais uma bomba, vamos aumentar a produção em 4 milhões de litros”, explica.
Em nome do SAS, Daniel ainda afirma que até o final do ano o problema de falta de água será sanado por completo.