Doar sangue é um ato simples, rápido e que pode salvar vidas. Para reforçar a importância da doação e sensibilizar novos doadores, o dia 25 de novembro é considerado o dia internacional do doador de sangue. O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo e não pode ser substituído por nenhum outro líquido. Por este motivo a doação é de tamanha relevância.
Segundo o coordenador do Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue de Barbacena, Vilson Assis, vários pacientes se encontram internados e por isso é necessária a colaboração dos doadores para salvar vidas. “Hoje os estoques da fundação hemominas encontram-se baixos”, alerta.
Vilson explica ainda que com a pandemia de covid-19 o serviço teve que ser remodelado para que os doadores pudessem ser atendidos sem sofrer risco. “Tivemos restrições para evitar aglomerações e com isso tivemos que diminuir o número de coletas, então esse é o principal fator que fez com que as doações diminuíssem nesse período.”
Para as pessoas que querem doar sangue, o coordenador do PACE explicou as principais exigências:
Ter e estar em boa saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que jovens de 16 e 17 anos tem que estar acompanhados dos pais ou com uma autorização assinada pelos responsáveis;
A pessoa tem que pesar acima de 50kg e não ter tido hepatite após os 11 anos de idade. Além disso, é necessário não ter sido exposto em situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis, não ter sido submetido a endoscopia nos últimos seis meses e não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;
As coletas de sangue em Barbacena acontecem nas segundas-feiras, das 9h às 15h, no Posto Avançado de Coleta Externa, localizado na rua Padre Toledo, s/n – anexo à Santa Casa – bairro São Sebastião. São 50 doações por dia, sendo que 25 são agendadas e 25 são espontâneas. Para mais informações: 3339-2400.