O TRE-MG diplomou as eleitas e eleitos em Minas Gerais em 2022, em solenidade realizada na Sala Minas Gerais, sede da Orquestra Filarmônica, em Belo Horizonte. Foram entregues os diplomas ao governador Romeu Zema Neto e vice-governador Mateus Simões, senador Cleitinho Azevedo e seus dois suplentes, 50 deputadas e deputados federais, 73 deputadas e deputados estaduais. O deputado estadual Doorgal Andrada (Patriota) foi diplomado e está apto para seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
A sessão solene foi conduzida pelo desembargador Maurício Soares, presidente do TRE-MG. Também compuseram a mesa de honra o governador Romeu Zema; os integrantes titulares da Corte Eleitoral; representantes da Assembleia Legislativa, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil; e a diretora-geral do TRE.
Em suas redes sociais, o deputado Doorgal comentou sobre a diplomação, “agradeço, mais uma vez, o voto de confiança de 73.338 mineiros e reitero o compromisso de construir um futuro melhor para todos”, disse.
A diplomação marca o fim do processo eleitoral e oficializa a escolha dos representantes eleitos por meio do voto e os torna aptos a tomar posse e exercer os mandatos.
O deputado Doorgal Andrada
Doorgal tem 28 anos e é um dos deputados estaduais mais atuantes de Minas. É Bacharel em Direito, atleta de triatlo e oficial da reserva do Exército. Elegeu-se para o Parlamento estadual em 2018 com 57.942 votos, sendo o mais votado de seu partido, o Patriota.
Na Assembleia Legislativa, é vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, membro titular da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), e vice-líder do bloco independente da Casa. No exercício do mandato de deputado, Doorgal atua com transparência, independência e firmeza, fiscalizando de perto os atos do Poder Executivo.
É também um firme defensor do municipalismo, por acreditar que é no município que a vida acontece, de fato; é onde o cidadão estuda, trabalha, cria a família e tem o acesso aos serviços públicos de saúde, educação e outros. Assim, sempre defende mais autonomia e mais recursos para que as prefeituras possam atuar de maneira mais efetiva.