Falta menos de um mês para o fim do prazo para Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, e apesar disso, apenas um terço dos contribuintes enviaram a declaração. Ao todo, são esperados 34,1 milhões de documentos, porém, até ontem (30), apenas 27,1% das declarações foram enviadas.
Neste ano, a declaração terá prazo mais curto, começou no início do mês e vai até o dia 29 de abril. Em caso de não pagamento, será cobrado uma multa de R$165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.
O atraso no programa, geralmente disponível em fevereiro, deu-se pela operação padrão dos auditores fiscais da Receita Federal, entretanto trouxe novidades tecnológicas.
A principal mudança já havia chegado para pessoas jurídicas e por micro e pequenas empresas do Simples Nacional. O recebimento da restituição (ou o pagamento do imposto) por meio de Pix. o recurso de pagamentos do Banco Central chega às pessoas físicas.
Além deste, a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, também é outra mudança importante. Nele o contribuinte recebe um formulário preenchido e apenas confirma os dados antes de os enviar ao Fisco.
É importante lembrar que os códigos para identificar bens e direitos mudaram na declaração deste ano. Para aqueles que importaram a declaração de 2021 para preencher o Imposto de Renda tiveram os códigos automaticamente alterados pelo programa gerador para os bens informados no ano passado.
Fonte: Agência Brasil