Dados divulgados pelo Caged indicam que Barbacena gerou mais de 300 novos empregos em abril

Pelo quarto mês consecutivo, Barbacena apresentou uma alta na criação de empregos. Em abril, 301 novos postos de trabalho foram criados na cidade. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados quarta-feira (31).

Esse foi o maior crescimento registrado em 2023. O número de empregos criados foi 84,66% maior que em março, quando Barbacena teve um saldo positivo de 163 vagas. Em fevereiro, o saldo foi de 202 vagas e em janeiro foram 167 postos de trabalho criados.

Em abril, o setor que mais criou empregos foi o de Construção, com saldo positivo de 130 vagas. Em seguida, aparecem o setor de Serviços, com a criação de 84 novos postos de trabalho, e o de Indústria, com 82. O Comércio também teve saldo positivo neste mês, com 9 postos de trabalho criados.

O único setor que teve um saldo negativo de contratações foi o de Agropecuária. No mês de abril, o setor registrou 12 admitidos e 16 desligados, resultando na diminuição de quatro vagas de trabalho.

Atualmente, Barbacena tem um estoque de 26.442 empregos. As áreas que mais geram trabalho na cidade são os setores de Serviços, Comércio e Indústria. Apenas o setor de Serviços representa 46,70% de todas as vagas da cidade.

A nível estadual e nacional, abril foi também o quarto mês consecutivo de saldo positivo na geração de empregos. Em Minas Gerais, foram 27.438 empregos gerados. Já no Brasil, o saldo ficou positivo em 180.005 contratações.

Com informações do Caged, Agência Minas e Agência Brasil