O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2019, que avalia cursos de ensino superior brasileiros pontuou com nota 4 três dos cursos oferecidos pelo Instituto Federal Sudeste (IF), assim como o curso de Fisioterapia promovido pela Unipac de Barbacena. A nota máxima do exame é 5.
Os cursos do IF oferecidos na cidade que receberam tal resultado foram Tecnologia em Gestão Ambiental, Agronomia e Nutrição. Na Zona da Mata e Vertentes, os cursos que atingiram a pontuação máxima foram Nutrição, Fisioterapia e Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Governador Valadares, Agronomia do Instituto Federal Sudeste – Rio Pomba, Farmácia e Engenharia Florestal da Universidade Federal de São João Del Rei – Divinópolis e Sete Lagoas e também Agronomia na Universidade Federal de Viçosa de Florestal e Rio Paranaíba. Na última, o curso de Engenharia Civil também foi pontuada com nota 5.
A avaliação é realizada de acordo com uma prova sobre conteúdos e habilidades desenvolvidas durante a graduação, formada por questões de formação geral (8 testes e 2 discursivas) e de conhecimentos específicos (27 testes e 3 discursivas). Além disso, há também um questionário de perfil dos alunos.
Dos 96 cursos de graduação de Juiz de Fora, São João Del Rei e Viçosa, 27 obtiveram a pontuação máxima, sendo 26 deles oferecidos por instituições públicas.
De acordo com o Inep, os níveis de dificuldade das questões variam a cada prova, por esse motivo não se deve comparar o desempenho de alunos de cursos ou anos diferentes.