No início do mês de novembro, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais iniciou a operação Período Chuvoso, intervenções que visam estimular ações preventivas e proporcionar uma resposta eficiente aos desastres, preparando as cidades e os cidadãos para o enfrentamento de possíveis eventos adversos.
Em Barbacena, a ação desencadeia-se em todos os bairros da cidade, principalmente nas áreas de risco, os bairros de Santa Maria, Grogotó, Diniz, Aguada, Ipanema, Nova Cidade e João Paulo II. Durante o período chuvoso o Corpo de Bombeiros em Barbacena registrou alagamentos em diversas regiões da cidade como no bairro Pontilhão, região do Hospital Ibiapaba, bairro Boa Vista e também o transbordamento do córrego da Rua Bahia.
O Corpo de Bombeiros alerta que é necessário que o morador fique atento a qualquer sinal adverso como deslizamento de terra, inundações, enchentes, alagamentos e outros incidentes que são comuns no período.
De acordo com o Boletim Estadual de Proteção e Defesa Civil, foram contabilizados 73 óbitos no período chuvoso entre outubro de 2019 a março de 2020, sendo registrado 5532 pessoas desalojadas e 2307 desabrigados, além de 81 feridos.