Coronavírus: os impactos da doença no coração

Segundo dados do Ministério da Saúde, o perfil mais comum entre as vítimas que foram a óbito pelo novo coronavírus no Brasil é classificado como homem, idoso e cardiopata. Em pacientes com doenças prévias no coração, as alterações no sistema imunológico podem acontecer de forma mais rápida e intensa, além de evoluir para piora do quadro de Covid-19. A cardiologista Marcela Muniz falou sobre o assunto. 

Segundo a médica, a covid é uma doença inflamatória e trombótica, então ela pode evoluir com miocardite, pericardite, arritmia, insuficiência cardíaca e até mesmo infarto agudo no miocárdio. Sobre os cuidados, a médica afirma que devem ser os mesmos que os do início da pandemia. “Deve-se continuar a utilizar máscara, álcool em gel, lavar as mãos e manter o distanciamento. Lembrando que a covid não acabou, a vacinação deve ser mantida em dia, assim como os hábitos saudáveis e práticas de exercício físico com orientação médica.”

Marcela afirma ainda que é recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia que todos os pacientes que tiveram a doença sejam avaliados por um profissional da cardiologia. “Reitero ainda que todos os pacientes cardiopatas devam ser vacinados, já que são considerados grupo de alto risco para complicações”, conclui.

Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM