Conta de luz não terá reajuste pelo segundo ano consecutivo em MG

Foi anunciado nesta terça-feira (25) pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que 7 milhões de clientes da Cemig não sofrerão com reajustes nas contas de energia elétrica. De acordo com ele, essa medida, que passará a valer dia 28, irá amenizar os impactos causados pela pandemia na vida dos mineiros, só sendo possível porque  a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atendeu o pedido da Cemig para devolução de R$1,5 bilhão para clientes da área de concessão. 

O governador afirma que, “Pelo segundo ano consecutivo, a Cemig não irá reajustar a conta de energia dos consumidores residenciais. É uma ajuda que o Governo de Minas e a empresa dão aos mineiros neste momento de pandemia, mostrando que estamos fazendo de tudo para amenizar o sofrimento daqueles que mais precisam”.

Durante o ano passado, a companhia energética devolveu cerca de R$714,3 milhões, por meio de descontos, referentes ao pagamento feito pelos clientes, entre os anos de 2008 e 2011, da quantia referente ao ICMS.

Um bom destaque sobre as cobranças de tarifas é que, apenas 21,9% ficam na Cemig Distribuição que são destinados a remuneração dos investimentos e cobrir a depreciação dos ativos e outros custos da empresa. Enquanto os demais 78,1% são utilizados para cobrir encargos setoriais, que correspondem a 13,8%,  tributos pagos aos governos federal e estadual, correspondendo a 28,2%, energia comprada, responsável por 27,7% e encargos de transmissão, correspondente a 8,4%.

Fonte: Agência Minas e Estado de Minas