Conheça queijos mineiros premiados internacionalmente

Foi comemorado ontem (20) o Dia Mundial do Queijo e, para celebrar, preparamos uma seleção de queijos mineiros premiados internacionalmente. Minas tem 15 regiões marcadas como produtoras de queijos artesanais, dentre elas, 10 produzem o Queijo Minas Artesanal. Conheça um pouco dos queijos premiados do nosso estado:

Queijo Lua Cheia

O Queijo Lua Cheia é produzido pelo Laticínio Serra das Dantas, que fica em Bueno Brandão, é um queijo com maior teor de gordura e coberto com uma leve camada de carvão vegetal. O queijo é maturado durante três semanas e possui textura aveludada e cremosa. De sabor suave, amanteigado e um pouco doce, o Lua Cheia recebeu a medalha super ouro do World Cheese Awards 2022.

Queijo Azul da Mantiqueira

Feito pela Laticínios Paiolzinho, de Cruzília, o Azul da Mantiqueira possui aroma intenso e a massa tem o dobro da cremosidade do queijo gorgonzola, ele conquistou a medalha de ouro no World Cheese Awards 2022.

Lendário da Generosa

O Lendário da Generosa é um queijo de média maturação, produzido na Fazenda Generosa de Andrelândia. O queijo precisa descansar por 40 dias, e é virado todos os dias. Seu sabor é suave, com notas frutadas e sua textura é macia. O Lendário ganhou medalha de prata no World Cheese Awards 2022.

Queijo Maria Fumaça

Produzido pela Fazenda Bom Sucesso, em Itanhandu, o Maria Fumaça é curado por um ano, se tornando quebradiço, e apresenta cristais de tirosina. No Concurso Internacional do Queijo Artesanal realizado em Araxá em 2022, venceu na categoria “queijos de leite de vaca com mofo branco na casca maturados”.

Queijo Quilombo

O Queijo Minas Artesanal Quilombo Na Cachaça, feito pelo produtor Ivacy Pires Dos Santos, de Sabinópolis, é maturado na cachaça e possui aroma que mistura cana, melado e caldo de cana. Com massa macia e cremosa, conquistou a medalha super ouro do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers 2021.

Queijo Santo Casamenteiro

O Santo Casamenteiro, fabricado pela Laticínios Cruzília, é um queijo cremoso e de textura macia. Ele é produzido a partir do queijo de mofo azul com duplo creme, nozes e damascos. Em 2021 recebeu a medalha super ouro no Mondial du Fromage et des Produits Laitiers.

Fonte: G1