Uma massa de ar frio intensa pode causar a temperatura mais baixa do século no Brasil. Nos locais mais extremos da região Sul, a sensação térmica pode chegar a -25°C! Em Barbacena a situação não é diferente, a previsão para hoje é de que as mínimas podem chegar a 5º e máximas não passarão dos 19º.
A queda nas temperaturas pode trazer não só muito frio e geada mas também diversas infecções e doenças respiratórias. Vinicius Ribeiro, enfermeiro chefe do Hospital Ibiapaba explica que em épocas como essa, principalmente as crianças e os idosos, devem manter certos cuidados já que as doenças respiratórias afetam mais essas pessoas. “É necessário manter o organismo hidratado, evitar ambientes fechados e o contato com pessoas gripadas ou resfriadas. Além disso, é necessário manter sempre a respiração pelo nariz e não pela boca, já que as narinas têm a função de filtrar, umidificar e aquecer o ar que é ingerido por nós. A alimentação deve ser balanceada com foco na vitamina C, que tem como alimento principal de exemplo a laranja.”
O enfermeiro alerta ainda que quedas bruscas de temperaturas podem afetar ainda mais organismos já debilitados. Segundo o profissional, pessoas que possuem asma e rinite devem ficar atentas já que as doenças podem se agravar no inverno devido ao tempo seco. “Em relação aos pacientes cardíacos, com as quedas de temperatura, a pressão pode aumentar levando a uma crise hipertensiva e gerando alguma intercorrência cardíaca. É por isso que os infartos são mais comuns em períodos de frio”, explica.
Vinicius orienta ainda em relação a hipotermia e idosos. Segundo ele, essa oscilação de temperatura pode levar a cianose de membros superiores e inferiores. “A hipotermia pode desencadear alguns sintomas como tremores, pele fria, dificuldade para respirar e redução dos batimentos cardíacos. Além de confusão mental, fala lenta, sonolenta e fraqueza. Por isso, se agasalhe e se mantenha aquecido.”
Confira dicas para o frio:
– Na hora do banho, escolha o horário mais quente do dia e, se possível, aqueça o banheiro antecipadamente;
– Após o banho, seque o corpo e coloque a primeira camada de roupa ainda no próprio banheiro para evitar a corrente de ar;
– Neste período do ano, assim como o Vinicius disse, é muito importante ingerir mais bebidas como água, sucos, chás, caldos e sopas porque além de hidratar, elas aquecem o corpo.
Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM