A intoxicação dos pets por alimentos e plantas pode levar a complicações como vômitos e diarréias até falhas na função do coração e do sistema nervoso. Para ajudar os tutores, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) reuniram informações sobre quais alimentos evitar.
Mesmo que os animais domésticos contem com o instinto para saber quais alimentos podem fazer bem e o que pode ser nocivo para a saúde deles, parte dessa habilidade foi perdida durante o processo de domesticação.
Estes são os alimentos a se evitar para cachorros e gatos, segundo a cartilha da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP:
– Alho
É tóxico aos animais por causa das diferenças de suas hemácias (células vermelhas do sangue) e no sistema enzimático que protege essas células.
– Abacate
O mecanismo de ação do abacate ainda é desconhecido para os animais domésticos. Os efeitos tóxicos variam entre cada espécie.
– Açaí
É um alimento rico em metilxantinas, que são substâncias tóxicas para cães e gatos. Os cachorros são mais sensíveis a elas.
– Café
Também é rico em metilxantinas, sendo tóxico para cães e gatos. Novamente, os cães são os mais sensíveis.
– Chá mate, verde e preto
Outro alimento rico em metilxantinas, o que o torna tóxico para os pets.
– Chocolate
Animais intoxicados podem apresentar vômito, com ou sem sangue, aumento na quantidade de urina, hiperatividade e movimentos descoordenados para andar.
– Cebola
O ingrediente contém substâncias que causam danos oxidativos nas hemácias e promovem um tipo de anemia.
– Uva
Possui um mecanismo de ação ainda desconhecido. Cães e gatos exibem grande variação na suscetibilidade à uva, para alguns animais, apenas uma pequena quantidade da fruta pode levar a morte.
Fonte: CNN Brasil