De acordo com Daniel Goleman, há cinco conjuntos de competências e habilidades que fundamentam a inteligência emocional. Ele é psicólogo referência no tema e autor de diversos livros.
Segundo o especialista, a inteligência emocional conta com as habilidades sociais e também, autorregulação, automotivação, autoconsciência e empatia. E todos esses fatores estão no conjunto de capacidades envolvidas nas interações sociais, que assumem diversas formas e vão além de ser extrovertido.
Para desenvolver essas habilidades é interessante ter ajuda de um modelo, alguém que você possa olhar e se inspirar. Também é necessário praticar sempre que uma oportunidade surgir naturalmente.
Três habilidades mais valiosas
Abaixo estão listadas as três habilidades mais úteis e valiosas para qualquer ambiente de trabalho. Além de fazerem de você um profissional excelente, irão beneficiar as organizações.
1. Habilidade de Comunicação
Super importante no ambiente no trabalho, essa habilidade diz sobre a capacidade de ouvir os outros, transmitir seus próprios pensamentos e, também, seus sentimentos.
• Ouvir todo o conteúdo, processar e só então responder.
• Certificam-se de que todos entendem o que é dito e buscam o compartilhamento completo e aberto de informações.
• Sabem receber notícias não tão boas.
• Lidam com situações difíceis antes de elas piorarem.
• Agem de acordo com as “dicas emocionais” que os outros dão ao comunicarem-se sobre seus sentimentos.
2 – Habilidade de cooperação
Nesta habilidade diz respeito sobre trabalhar bem em equipe. Compartilhar ideias e planos e trabalhando junto para construir algo melhor. Assim, um clima cooperativo é promovido e todos se sentem a vontade para ajudar.
Não se trata de uma liderança formal, mas de cooperar saudavelmente em qualquer função que se exerça.
3 – Habilidade de formar vínculos
As pessoas que são boas em desenvolver essa habilidade são grandes networkers, além de serem essenciais para construir e manter relacionamentos com outras pessoas.
Quem tem boa habilidade de formar vínculos também trabalha em relacionamentos estabelecidos para mantê-los saudáveis. Geralmente, essas pessoas possuem muitos amigos entre seus colegas de trabalho.
Fonte: UOL