Como cuidar dos pés no inverno?

O tempo frio voltou nesta semana. Com as temperaturas mais baixas, é preciso redobrar a atenção com os cuidados no nosso corpo. Nessa época do ano, é comum o aparecimento de doenças relacionadas ao frio. Uma das mais comuns, mas nem sempre tão comentada, é a frieira.

Como o próprio nome já diz, esse tipo de dermatose, ou doença de pele, é mais comum nas épocas mais frias. “Elas são causadas pela umidade entre os dedos. O tratamento da frieira é, principalmente, à base de secar bem entre os dedos, utilizar talco antiséptico e o medicamento prescrito pelo podólogo”, explica a podóloga Marcela Mota.

Segundo a especialista, é importante procurar um atendimento profissional no caso de aparecimento de feridas ou outro tipo de alteração nos pés. “Mesmo sem perceber nenhuma alteração é importante visitar um profissional uma vez ao ano para fazer a prevenção de algumas patologias”, explica.

Prevenir as frieiras pode ser mais simples do que se pensa. Secar bem entre os dedos, usar meias de algodão e alternar entre sapatos abertos e fechados são algumas das formas de prevenir essas feridas.

No inverno, a maioria das pessoas preferem os sapatos fechados. Porém, esses calçados podem ocasionar outros problemas, como as unhas encravadas. “Para evitar isso, devemos priorizar sapatos confortáveis e fazer o corte correto da unha”, diz Marcela.

Para tratar a unha encravada é preciso procurar um profissional para fazer a retirada da ponta da unha que está encravada. Também é necessário fazer o uso de curativos e medicamentos, além de acompanhar o crescimento da unha com um podólogo.