Na tarde de ontem, dia 20 de julho, aconteceu a solenidade de comemoração dos 170 anos da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.
Abrindo os eventos, a Banda da EPCAR fez uma apresentação. Logo após, houve a celebração de uma missa em comemoração ao aniversário da instituição. Depois, os cantores Geovane Medeiros e Marília Miranda se apresentaram em uma live.
A solenidade contou com a presença de diversas personalidades e autoridades da cidade, além de direção e funcionários do hospital. Entre os presentes, estavam a provedora Maria Angélica Borges de Andrada, o Diretor Geral do hospital, Flávio Maluf, representantes da Epcar, Polícia, Câmara Municipal, entre outros.
O Diretor Geral do hospital, Flávio Maluf, falou sobre a sensação de comemorar mais um aniversário do hospital. Ele lembrou também de todos os esforços feitos pelo ex-deputado Bonifácio Andrada em prol da Santa Casa. “É com muita alegria que estamos aqui para os 170 anos da Santa Casa. Essa instituição é tão importante para o nosso município e para 51 municípios, 800 mil pessoas. Agradeço também ao nosso provedor Bonifácio Andrada, que nos deixou, mas que em sua vida teve tanta dedicação a essa instituição. Ele faz parte dela, em sua construção e na solução de tantas dificuldades.”
O Secretário de Saúde da cidade, Arinos Brasil, também esteve presente na comemoração e destacou a importância que a santa casa tem na vida das pessoas e também na sua vida. “Eu nasci aqui na Santa Casa e fui criado aqui perto. Além disso, fui diretor dessa instituição por seis anos. É um prazer prestigiar esse hospital de tanta importância.”
A Polícia Civil da cidade também marcou presença. Alexsander Soares Diniz, Chefe Interino do 13º Departamento de Polícia de Minas Gerais, também participou da solenidade. “São 170 anos de acolhimento à população de Barbacena. Quando a gente pensa em saúde, a gente pensa na Santa Casa.”
O ex-prefeito Martim Andrada também destacou a sensação de fazer parte da família que ajudou a escrever a história do hospital na cidade. “São 170 anos de trabalho incansável. A Santa Casa é um patrimônio da cidade. Atrás de todo esse trabalho, existem pessoas que se dedicam e se dedicaram a vida toda.”
O Vereador Zezinho Andrada também deixou sua mensagem pelos 170 anos do hospital. “Uma data muito importante, sem dúvidas. A Santa Casa presta relevantes serviços para a região. Importante celebrar essa data e continuar com esse serviço tão relevante”
Andreza Silva é Enfermeira chefe UTI Neo Natal e está a frente de um dos setores mais importantes do hospital. ela fala da importância da UTI para a cidade e de seu amor pela Santa Casa. “É um prazer estar a frente da UTI. Eu tenho 13 anos de Santa Casa e é um orgulho muito grande fazer parte desse setor que é tão importante para a região, para Barbacena, que salva tantas vidas e que ajuda tantas pessoas, tantas famílias”, conta.