Cipotânea dá início à colheita e “quebra do milho” neste mês

Neste sábado, dia 20 de maio, será iniciada a colheita do milho em Cipotânea. O milho é responsável pela matéria-prima utilizada no artesanato local, responsável por 80% da renda da cidade.

O artesanato é desenvolvido principalmente por mulheres, que usam a palha do milho batizado de “BRS Cipotânea”, para a criação de flores, cestos, bolsas, luminárias, e até móveis, como bancos, mesas, estantes, entre outros.

Durante o mês de maio ocorre o evento conhecido como “quebra do milho”. Neste mês, o transporte até o local da retirada das palhas irá partir às 6h da Praça Central de Cipotânea O recolhimento da palha ocorre de forma voluntária.

Após ser recolhida e ensacada, a matéria-prima é transportada até o Centro da cidade, onde as artesãs dividem o material. São aproximadamente 2 mil sacos de palha, o equivalente a 14 toneladas.

Os envolvidos recebem um lanche, água e refeição, para dar conta do trabalho intenso. No domingo (21) a operação se repete, e ao fim, as participantes realizam uma confraternização.