Cidades de Minas Gerais passarão por treinamento que simula rompimento de barragem

Os moradores de Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo, cidades da região Central de Minas Gerais, vão passar por uma simulação de rompimento de barragem. As ações, previstas para a próxima quinta-feira (23), às 15h, serão realizadas pela mineradora Vale, responsável pelas estruturas, e pela Defesa Civil de cada município.

Haverá toque real de sirenes acionadas em caso de rompimento, e os moradores deverão seguir as rotas de fuga, que direcionam para pontos nas áreas seguras. Cerca de 550 pessoas, dentre moradores e empregados da empresa, vão estar envolvidos nas duas ações nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens Norte/Laranjeiras e Tort.

Em nota, a Vale afirma que “a atividade é rotineira e tem caráter preventivo”. Segundo a mineradora, “o objetivo [da ação] é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência envolvendo barragens”.

“Não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG)”, completa a mineradora.