Imagens de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti no Parque de Exposições de Barbacena circulam nas redes sociais. Nelas, é possível ver baias de animais sem telhado e com bebedouros cheios de água parada.
A situação desperta a preocupação dos cidadãos, que pedem ação da Prefeitura no local. Porém, segundo a Administração Municipal, ontem (05), foi feita uma força tarefa nos bairros Santa Maria e Nove de Março que incluiu o Parque de Exposições. O objetivo desse mutirão era visitar todos os imóveis dessas localidades, que são as mais afetadas pela dengue, e retirar todos os possíveis focos do mosquito.
“Posteriormente outros bairros da cidade também vão receber esse mutirão. A gente alerta a população, não só na questão de receber o agente de endemias no momento da visita para que ele possa fazer as análises e as orientações devidas e também os tratamentos na identificação de algum reservatório que não possa ser eliminado, mas também nesta parceria junto com o município. É muito importante que todos nós façamos a nossa parte”, disse a diretora de vigilância em saúde, Andressa Guedes.
Vale destacar que foi iniciada uma obra de reforma do Parque de Exposições com um contrato de mais de um milhão de reais. Contudo, em agosto de 2023, o prefeito Carlos Du anunciou que a empresa responsável, a J. C. Rodrigues Engenharia, havia abandonado a obra.
Imagens: Clemilson Simões