Barrancos caídos, encostas cedendo, rios transbordando, ruas, avenidas e estradas alagadas. Estas cenas estão na rotina de Barbacena e região nesta semana. Desde a última segunda-feira (09) o alto volume de chuvas registrado na região desde o início do ano tem causado estragos e muitos prejuízos.
A MG 338 que liga Barbacena a Campolide ficou inundada depois que o Rio das Mortes transbordou. A água invadiu a pista, dificultando o tráfego de motoristas e também invadiu casas, comércios e a sede administrativa do Unipac.
A MG 135 que liga Barbacena a Antônio Carlos também passa por problemas após as chuvas. Parte de uma encosta cedeu próximo ao Aeroporto e interditou parcialmente a via.
Dentro de Barbacena também são vistos diversos pontos de atenção. Na rua Demétrio Ribeiro, bairro Santo Antônio, uma encosta começou a ceder, o que coloca em risco o local. Também já foram observados outros problemas nos bairros São José, Nova Cidade, Dom Bosco, entre outros.
A linha da Oeste também está totalmente interditada na manhã de hoje (11) após um barranco ceder e obstruir totalmente a vista próximo a Colônia Rodrigo Silva.
Comunidades rurais e distritos como Campestre, Lavrinha, Ponte do Cosme, Senhora das Dores também enfrentam alagamentos e desmoronamento de terra.
Em outras cidades da região, como Senhora dos Remédios, Vasconcelos, Santa Bárbara, Antônio Carlos seguem no enfrentamento às chuvas.
Foto: Carlos Silva