O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB) completou 120 anos de existência na última quinta-feira, dia 12. Inaugurado em 1903, o centro é a unidade mais antiga da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). O aniversário foi comemorado em um evento ontem (17) e contou com homenagens a servidores e presença de autoridades como o prefeito de Barbacena, e a presidente da Fhemig, Renata Dias.
Para Renata, foram 120 anos de muita transformação: “Nenhuma palavra poderia ser melhor para caracterizar que a palavra humanização. Aqui, nós tratamos, nós cuidamos e, acima de qualquer coisa, oferecemos um tratamento humanizado”, conta.
Além da celebração, a data marcou também um momento de revitalização, com a entrega de um novo ambulatório com sete salas equipadas para atender a neurologia e psicologia. Outras novidades foram a abertura de uma sala nova de fisioterapia e o anúncio da obra da nova entrada da Fhemig, que passará a ser pela rua Joaquim Dutra, no bairro Pontilhão.
Em vídeo exibido durante a comemoração, o Governador Romeu Zema falou sobre a trajetória de superação da assistência psiquiátrica do hospital. Segundo ele: “Barbacena se tornou um sinônimo de esperança e vida”.
Atualmente, o CHPB é referência na macrorregião Centro-Sul do estado no atendimento aos pacientes psiquiátricos e abriga 34 pacientes de longa permanência, ou seja, em processo de alta para as Residências Terapêuticas — residências para casos em que não se é possível a reinserção ao convívio social e familiar —, além de 40 leitos destinados a pacientes agudos psiquiátricos e outros 25 na Unidade de Cuidados Prolongados (UCP).