Com o objetivo de levantar dados amplos e confiáveis sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros, começou na última segunda-feira o Censo Demográfico 2022. O levantamento é feito a cada virada de década, mas foi atrasado por causa da pandemia.
Em Barbacena, o trabalho de campo terá a participação de mais de 120 recenseadores e 14 supervisores que visitarão 40 mil casas, comércios e ainda a zona rural entre agosto e outubro. “Todo mundo deve responder os dados corretamente. Isso vai refletir no retrato da cidade e vai ajudar na análise de como devem ser feitos os investimentos nas políticas públicas”, explica o Chefe da Agência do IBGE em Barbacena, Bruno Mourão.
A orientação, segundo Bruno, é que as pessoas recebam os recenseadores e verifiquem se ele realmente é um funcionário do IBGE. “Ele vai estar usando um colete e vai portar o crachá com o número de identificação com o QR code que a pessoa pode consultar. A pessoa também pode confirmar pelo site do IBGE ou através do telefone. O site é www.ibge.gov.br e o telefone é 0800 721 8181.”
O Chefe da Agência do IBGE em Barbacena esclarece que todas as respostas são mantidas em sigilo e nenhum dado específico da pessoa será divulgado. “Os dados servem apenas para gerar estatísticas”.