Todo o brasileiro se orgulha de ter sido 5 vezes campeão do mundo. O Brasil é o único país que participou de todas as Copas desde a primeira edição. Confira alguns destaques do país:
– Suécia (1958): “A taça do mundo é nossa, com o brasileiro não há quem possa”, essa foi a marchinha cantada pelo grupo “Titulares do Ritmo” que celebrou a primeira vez que a seleção foi campeã. A seleção venceu cinco jogos, empatou um e desbancou a anfitriã Suécia na final por impressionantes 5 a 2.
– Chile (1962): Quatro anos mais tarde, o Brasil se tornou bicampeão. Coincidentemente, a conquista veio também com cinco vitórias e um empate. Na final, o Brasil bateu a Tchecoslováquia por 3 a 1 e fez a festa em Santiago.
– México (1970): Seis partidas, seis vitórias e lances geniais deram ao Brasil a posse definitiva da Taça Jules Rimet. Na decisão, uma goleada impiedosa na Itália: 4 a 1.
– Estados Unidos (1994): Após um longo jejum de 24 anos sem título, o Brasil se tornou tetracampeão mundial com Romário, Bebeto, Taffarel, Jorginho, Branco e companhia, sob o comando de Carlos Alberto Parreira. Na decisão, uma partida nervosíssima contra a Itália. Empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação e vitória somente nos pênaltis por 3 a 2.
– Japão e Coreia do Sul (2002): A seleção, com Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo, Marcos e Cafu foi passando por todos os adversários, com sete vitórias em sete jogos sob o comando de Luiz Felipe Scolari. Na decisão, no Japão, o Brasil bateu a Alemanha por 2 a 0, com dois gols de Ronaldo e levou o pentacampeonato.
– Brasil (1950): O país se preparou para ser campeão em 1950, organizou a Copa, construiu o maior estádio do mundo à época, com capacidade para 200 mil pessoas, montou um esquadrão com craques, mas esqueceu de combinar com o Uruguai. O país vizinho derrubou o Brasil, de virada, com um gol de Ghiggia aos 35 minutos do 2º tempo.
– França (1998): Com Zagalo como técnico, o Brasil teve ótima oportunidade de ser campeão na última Copa do século XX. O time chegou até a decisão contra a anfitriã, a França, passeou em cima da seleção, ganhando por 3 a 0 e adiantou o penta por quatro anos.
Fonte: Agência Brasil